Mais um massacre em Instituições de Ensino

Ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil, Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro invadiram o colégio armados e mataram sete pessoas antes de cometerem suicídio; mais cedo, eles mataram o tio de Guilherme.

Mais uma vez o Brasil é surpreendido com um ataque, imprevisível, até certo ponto, em uma instituição de ensino. Na manhã desta quarta feira (13/03/2019) dois jovens, dispostos a matar, tiveram a oportunidade de adentrar uma loja de carros e uma Escola Estadual no município de Suzano-SP e executar uma ação premeditada a pelo menos 01 (um) ano, que envolvia matar o maior número de pessoas possível, por desafetos, falta de senso de pertencimento e outros motivos a conhecer.

Com base nos detalhes já conhecidos sobre mais este crime que envolve agressores motivados por "disturbios psicológicos" até certo ponto, por diversos fatores, produzidos ao longo de suas vidas, meios/ferramentas (armas) disponíveis pela incompetência do Estado e oportunidades geradas pela rotina e falta de atualização na cultura de seguarança na mais variadas instituições da sociedade, é possível afirmar que existe uma necessidade urgente de que a cultura de Segurança seja parte indispensável a todo e qualquer empreendimento que queira, mesmo que por obrigação, garantir a incolumidade física das pessoas e do seu patrimônio.

Tal crime, assim com tantos outros já ocorrios até agora, devem, infelizmente, servir de exemplos para que as instituições, poder público e privado possam estudar e planejar medidas para impedir e inibir situações desta natureza que causam impactos irreparáveis a todos os envolvidos.

“Conhecer os crimes, refletir sobre eles, refletir sobre a ordem jurídica, eis como se pode construir uma ordem pública, construir uma convivência social boa, facilitando o trabalho da polícia e concorrendo eficazmente para a prevenção da criminalidade.”

(Cel.PM Carlos Magno Nazareth Cerqueira)

Foto: Arte/G1Massacre em Suzano — Foto: Arte/G1