CORPO DE BOMBEIROS REALIZA “MEGA OPERAÇÃO DE VISTORIA” NA CAPITAL E INTERIOR

Uma mega operação organizada pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) foi iniciada nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020, tendo apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ( CEPDECMA), Comandos Operacionais de Área, Comando Especializado e Diretoria de Apoio Logístico (DAL). A operação está sendo coordenada pessoalmente pelo comandante Geral do CBMMA, Cel Célio Roberto por meio de um posto de comando estabelecido na 2 Compania do Batalhão de Busca e Salvamento, cito, rua das Patativa s/n, ponta do Farol. As equipes de bombeiros de todos os quartéis da capital do Estado estão realizando vistorias em condomínios verticalizados, e as unidades do interior estão vistoriando diversos estabelecimentos residenciais e comerciais que necessitem de sistema preventivo de combate a incêndio e pânico.

O objetivo da Mega Vistoria é a realização de fiscalizações nas edificações verificando se todas estão funcionando conforme determina a legislação de combate a incêndio e pânico, também estão sendo aplicados questionários para verificar o nível de conhecimento dos entrevistados com relação ao plano de evacuação em caso de incêndio ou desastre.

A “Mega Vistoria” ocorrerá até a próxima quarta feira (26). Durante a operação, serão realizados testes nos diversos dispositivos de combate a incêndio como: teste de pressão de bombas de combate a incêndio, teste de alarme de emergência, teste das luzes de emergência, teste dos chuveiros sprinklers, verificação do prazo de validade de extintores de incêndio, verificação se o acesso das viaturas de combate a incêndio estão em conformidade com Norma Técnica 08 do CBMMA, bem como cobrança da atualização do certificado de aprovação (C.A), junto ao CBMMA.

Os responsáveis pelas edificações ou estabelecimentos com pendências estão sendo notificados e tem um prazo de 30 dias para se regularizarem.

O Cel BM Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA, comentou sobre a importância das vistorias, “somente em São Luís, serão vistoriados mais de 100 prédios multifamiliares e verificaremos em que aspecto precisam se adequar, observadas as normas de segurança previstas pela legislação vigente. O trabalho que realizaremos durante essa semana acontece durante todo o ano através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMMA na Capital e Interior e visa garantir que os sistemas preventivos das edificações funcionem adequadamente para que possam ser utilizados em caso de sinistro, preservando assim vidas e bens da população maranhense.

(Fonte: https://cbm.ssp.ma.gov.br)