Portaria Remota_Avanço em Segurança de Condomínios no Brasil

De Terrence McCoy - 8 de julho

São Paulo, Brasil -

Em um dos bairros mais ricos da cidade mais rica do Brasil, um homem barbudo manteve os olhos fixos em dezenas de telas, vendo o futuro.

Essa tecnologia, disse o empresário Rui Costa, pioneiro das inovações de segurança digital que varrem a cidade, vai finalmente responder a uma pergunta que há muito tempo enlouquece os ricos: como você se mantém seguro em um país tão violento quanto o Brasil?

Para os paulistas de elite, isso sempre significou segurança e muito: muros altos de concreto, torres de vigia, fios eletrificados, holofotes, portas de aço duplas - e um porteiro para supervisionar tudo. Ele era o porteiro , o homem de frente, sentado à escrivaninha, provavelmente assistindo a uma telenovela, abrindo e fechando as portas - uma característica da vida aqui tão reconhecível quanto as caipirinhas e o futebol.

Mas a profissão está chegando a um momento existencial. Um número crescente de prédios em todo o Brasil está complementando seus porteiros ou substituindo-os por aparelhos mais baratos, mas mais eficientes: scanners que analisam impressões digitais e câmeras que transmitem imagens para centros de comando como este, onde um dos “porteiros remotos” de Costa que monitoram vários prédios ao mesmo tempo - fazem a ligação para quem entra. 

"Isso está mudando a face da segurança no Brasil", disse Costa, dono da empresa de segurança digital Delta Omega Technology in Security. “Os porteiros, eles vão levar dias doentes, eles vão dormir. Ele é um trabalhador de baixo nível com muito pouca educação e precisa de supervisão constante ”. 

Os porteiros veem isso de maneira um pouco diferente. Eles não são apenas porteiros. Eles te conhecem. Você os conhece. É uma comunidade.

E, eles perguntam, e se o mau funcionamento das máquinas? O que então?

"Só eles são capazes de cuidar dos moradores e de suas famílias", disse Paulo Ferrari, presidente do sindicato dos trabalhadores da construção da cidade. “Eles conhecem as rotinas dos condomínios. . . receber crianças e idosos, e até mesmo ajudar com as entregas. Nada disso pode ser feito passando-se o controle da porta a um escritório distante, que apertará um botão, não deterá uma invasão ou vandalismo ”.

Não há estatísticas oficiais sobre o número de edifícios que mudaram para segurança digital em São Paulo, a maior cidade do Brasil, e de longe a líder em inovação de segurança privada. Mas analistas dizem que até 10% dos escritórios e prédios residenciais agora usam um porteiro remoto, que pode alertar os inquilinos de que o visitante ou o pacote chegou sem ter que sair do escritório.

Algumas comunidades estão indo ainda mais longe, pilotando drones de segurança ou instalando sensores terrestres para ver quem está caminhando para onde. Testes estão sendo feitos para lançar as triagens de reconhecimento facial.

O vencedor do choque entre humano e máquina, entre tecnologia e tradição, ditará o próximo capítulo da longa história da segurança privada em São Paulo, onde a riqueza, o medo e a desigualdade colidem.

A nova indústria de segurança privada criou raízes no início dos anos 1990, quando a violência disparou e as autoridades pareceram impotentes para pará-la. E cresceu com a carnificina crescente. Em todo o Brasil, o número de pessoas mortas aumentou de cerca de 50.000 em 2010 para quase 64.000 em 2017.

A cidade de São Paulo é na verdade mais segura do que o país como um todo - enquanto a taxa de homicídios aumentou em todo o país, ela caiu de 53 mortes por 100.000 pessoas em 1999 para seis em 2017.

Ainda assim, o setor de segurança privada continuou a crescer. Só o medo não estava impulsionando o crescimento, escreveu Marta Mourao Kanashiro, acadêmica da Universidade de Campinas, uma década atrás na revista Surveillance & Society. Foi também "a representação da tecnologia como o caminho ascendente para a modernidade".

Câmeras de segurança logo cobriram a cidade. Então sensores de movimento. Em seguida, portões com slots especiais para entregas de pizza, para que as tortas pudessem ser levadas sem que o destinatário tivesse que abrir a porta.

Em 2017, o setor de segurança privada no Brasil havia oito anos de crescimento anual entre 15 e 20%, com vendas anuais de US$ 26 bilhões, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA. No brasil o número de seguranças particulares é cada vez maior que o número de policiais. Em 2012, existiam 5 seguranças particulares para cada policial.

Foi o que João Whitaker, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo, descreveu como uma "indústria do medo".

“Muitas vezes, novos modelos de moradia para as classes mais altas são criados em nome da 'segurança', que são ainda mais inseguros”, disse ele. “Tudo isso ocorre independentemente da taxa real de criminalidade. Tudo o que importa é o sentimento social de insegurança ”.

Luca Morando, um empresário italiano que trabalhava para uma empresa de iates - e morava em um condomínio de luxo - tinha outra maneira de dizer isso. "Uma prisão de ouro", ele chamou.

Ele estava dentro do pátio do futurístico condomínio Horizonte JK, ao longo de uma das principais atrações de São Paulo. Dentro havia um jardim tranquilo - fontes gorgolejando, folhas de palmeiras tremulando - onde você quase podia esquecer as câmeras, luzes piscando e portões logo além.

Não foi comandado por um porteiro , mas sim por um scanner de impressões digitais. "Acesso concedido", o sistema tocava alegremente para os moradores. "Acesso negado", alertou para todos os outros. Morando adora isso.

"Antes, nós tínhamos um cara normal", disse ele. “Depois de um tempo, o cara conhece você e eles abrem a porta. É Luca. Mas no final do dia, ele se sente desconfortável em parar um cara que ele acha que mora aqui porque não quer se meter em encrencas ”.

"Mas a impressão digital", continuou ele. Ele levantou um dedo. O scanner de impressões digitais não comete erros.

Não pode, no entanto, entregar uma pizza, disse o zelador do prédio Juan Francisco, que no ano passado assistiu os moradores de um condomínio no elegante bairro de Vila Olímpia se adaptarem a um novo sistema instalado pela empresa de Costa. Eles descobriram rapidamente que o que eles tinham ganho em eficiência, eles perderam na humanidade - alguém para cumprimentá-los pela manhã ou ajudar a trazer bagagem.

Mas, novamente, disse Francisco, “o custo é menos alto, menos funcionários. Alguns gostam disso; alguns não.

Sobrecarga era uma câmera. Alguém no Delta Omega estava assistindo.

Lá, um funcionário chamado Marcelo Mariana estava dando uma pausa em uma recente terça-feira. Ele ficou "incrédulo" quando começou a trabalhar na Delta Omega como um porteiro remoto e foi subitamente responsável pela segurança de dezenas de milhares de pessoas.

Alguns dias ele ainda se sente assim.

“Em Recife, eu gerencio 20 condomínios”, disse ele. “E eu estou em São Paulo! E eles estão no Recife! As cidades estão separadas por mais de 1.650 milhas.

"A Internet", ele deu de ombros, como se isso fosse suficiente para explicar a maravilha. Então ele terminou seu intervalo, digitou sua impressão digital em uma porta de segurança próxima e voltou a olhar para as telas.

Marina Lopes contribuiu para este relatório.

Fonte: The Washington Post (WP Company LLC) [US] 

(Tradução e adaptação nossa)